O estudo do Conteúdo Programático

Em nossa postagem anterior falamos sobre a necessidade de distribuir bem o tempo livre entre o estudo voltado ao Conteúdo Programático (avançar no edital) e o estudo voltado às atividades classificadas no programa como Hábitos de estudo (avançar nos estudos).

Agora vamos tratar especificamente sobre o estudo do CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, o qual está relacionado a AVANÇAR NO EDITAL.

Bom, essa espécie de estudo envolve basicamente três questões:

  1. Estudar todo o edital ou eleger os assuntos a serem estudados;
  2. O que priorizar durante o estudo;
  3. Qual postura adotar.

Os tópicos 1 e 2 são difíceis de ser trabalhados de forma genérica pois dependem muito do tipo concurso e do tempo até a prova. Em outra postagem falaremos sobre eles.

Nessa vamos trabalhar sobre o 3, ou seja, sobre qual postura adotar nesse tipo de estudo.

Bom ressaltamos que é necessário distribuir bem o tempo livre entre o estudo voltado à AVANÇAR NO EDITAL e aquele voltado a realizar atividades classificadas no programa como HÁBITOS. Aceito isso e colocado em prática, resta claro que o tempo para avançar no edital não é tão grande assim.

Logo sugerimos a adoção dessas duas boas práticas para avançarem no edital:

PRIMEIRA BOA PRÁTICA: Tente fazer o estudo teórico do assunto, COM QUALIDADE, no menor número de eventos possível (menor tempo possível). Os editais tendem a ser longos e você precisa avançar nele, não pegue amor pelo tópico, terminou o estudo parta para outro, avance no edital. FOCO

O programa, aliás, tem essa característica. A cada assunto é atribuído um período de estudo e, toda vez que um assunto é concluído, um questionamento é feito justamente para incentivar o avanço no edital. Veja:

SEGUNDA BOA PRÁTICA: Fuja da multiplicidade de fontes de estudo, ou seja, não use diversos materiais para ver a mesma coisa. Usar materiais distintos para assuntos distintos, dentro da mesma disciplina, é possível (até necessário dependendo do concurso), agora 02, 03, 04 materiais (fontes de estudo) para o mesmo assunto não é uma boa prática, você não vai avançar no edital.

Escolha um material confiável e confie nele (por mais óbvio que isso seja). É muito mais provável que você supra suas lacunas fazendo questões do que mudando de material.

Então essas eram as características dessa espécie de estudo que gostaríamos de deixar para vocês. O estudo teórico voltado a avançar no edital.

Music: www.bensound.com”